quinta-feira, 18 de abril de 2013

Jesus Cristo, verdade ou plágio?



Você acredita na teoria da conspiração? O que seria uma teoria da conspiração?

Teoria da conspiração é qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como uma "sociedade secreta" ou "governo sombra".

As teorias da conspiração são muitas vezes vistas com ceticismo exagerado. As pessoas amam de certa forma o sensacionalismo e por isso devemos tomar muito cuidado com controles órgãos como a mídia e boataria internética que quer fazer da nossa mente algo manipulável.

Como não poderia deixar passar o nome de Jesus foi alvo dessa tal teoria da conspiração, algumas dessas famosas teorias da conspiração de Jesus foram: O código da Vinci, A tumba perdida de Jesus, A conspiração de Jesus e Zeitgeist o filme.

As teorias a respeito de Jesus são muito criativas, algumas delas são: 

Jesus e o cristianismo foram criação de membros de uma sociedade secreta do primeiro século com o fim de unificar o império romano.

Jesus não morreu na cruz do calvário, ele conseguiu sobreviver e com a ajuda dos seu discípulos foi para um outro lugar, assumiu uma nova identidade e casou-se com Maria Madalena.

Jesus viveu na Índia durante sua adolescência e ali aprendeu técnicas hindus de levitação, parada respiratória e outros truques que usou para realizar milagres e simular a sua morte e ressurreição.

Há tantas idéias absurdas a respeito de Jesus, que algumas chegam a ser cômicas! Para causar uma descrença na ressurreição de Jesus, criaram um irmão gêmeo de Jesus, onde dizem que esse irmão assumiu sua identidade apôs a morte de Jesus e enganou seus discípulos.

Há quem diga que a história de Jesus nada mais é que um plágio de mitos pagãos existentes antes do cristianismo, essa idéia está relatada no documentário Zeitgeist. Ele diz que ao escrever os evangelhos, os autores teriam plagiado mitos pagãos para escrever a historia de Jesus de Nazaré. 

Que criatividade não?

Muitas são as idéias absurdas criadas para contradizer os relatos bíblicos, e uma delas é que afirmam que toda a Bíblia foi baseada em princípios astrológicos de civilizações mais antigas como os egípcios e babilônios. Por exemplo: os doze signos do zodíaco é a inspiração para a criação das doze tribos de Israel e os  doze apóstolos de Jesus.

Agora vejamos alguns equívocos dos que criaram esse pensamento:

1º) O livro do Gênesis foi escrito por volta do século 15 a.C. e mesmo teólogos liberais que não aceitam a autoria de Moisés, afirmam que o livro teria sido escrito por volta de 900 à 550 a.C. Ou seja tanto os que acreditam na escrita do século 15 a.C quando os que acreditam na escrita de 900 a 550 a.C. concordam que a historia das doze tribos de Israel já seria conhecida pelos Judeus por volta do sexto século a.C. e provavelmente antes disso, sem contar que ela se inspirava em ocorrências ou acontecimentos bem mais antigos.

2º) A astrologia babilônica que divide os signos dos zodíacos em 12, data segundo especialistas em astronomia antiga (Não religiosos e não teólogos), do quinto ou quarto século a.C. ou seja, é uma tradição posterior as narrativas bíblicas, e não poderia ser um modelo a qual as escrituras se inspiraram.

Outra comparação clássica que os teóricos da conspiração fazem, é entre Jesus e o deus egípcio Hórus. 



Os críticos dizem que está escrito da seguinte forma no relato egípcio a respeito de Hórus:

Nasceu em 25 de Dezembro de uma virgem chamada Isis, uma estrela no oriente proclamou sua chegada, três reis vieram para adorá-lo, ele se tornou um grande mestre aos doze anos, aos 30 foi batizado no rio Eridanus por um profeta chamado Anup, tinha doze seguidores, fez milagres e ressuscitou El-Osiris (ou El-Lazarus), pregou numa montanha os ditados de Lusa, era chamado de KRST o ungido e foi crucificado e reviveu.

Muito impressionante este relato, até mesmo quem conhece razoavelmente a historia da vida de Jesus, não consegue deixar de perceber uma semelhança com esse relato. E o mais instigante é que o mito de Hórus dataria cerca de 3000 a.C. logo, Cristo teria plagiado essa história. 

Muito impressionante, se isso não passasse de uma grande mentira! Não há nada na história egípcia que apresente essa versão do mito de Hórus!

1º) Horus jamais nasceu em 25 de Dezembro, e nem Jesus!

2º) Sua mãe Isis nunca foi uma virgem, ela era a esposa de Osiris, ela concebeu seu filho se auto-fecundando com o esperma de seu pai que tinha sido morto.

3º) Até existe uma história de aparente ressurreição nesse mito egipcio, mas não tem nada de semelhante a de Cristo. Isis a esposa de Osiris, tomou o corpo esquartejado de seu marido e o costurou, então ele volta a viver, mas apenas como um rei mumificado no mundo dos mortos.

4º) Não há nada no mito egípcio, falando de batismo de Horus, escolha de doze discípulos ou operação de milagres.

5º) O termo “KRST” usado para dizer que ele era chamado de Cristo é uma grande falácia. Primeiro que esse termo não foi aplicado a Horus, e segundo que “KRST” em egípcio, significa “Sepultamento” e não o Ungido.

Os autores do documentário ainda dizem que a história da ressurreição de Jesus, nada mais é também, do que uma adaptação do mito romano de Átis, uma divindade muito popular no império. 



Eles afirmam que tanto Jesus quanto Átis, foram crucificados, morto e ressuscitou ao terceiro dia. 

Para a tristeza desses críticos, também não há nenhum relato a respeito disso no mito romano! e sim que Átis era filho da grande deusa mãe Cibele, era um jovem infeliz no amor, que depois de castrar-se a sim mesmo ficou louco e fugiu para viver nas florestas.

Agora eu pergunto! De onde vem tanta criatividade para inventar dados falsos e enganar as pessoas que pensam estar diante de uma pesquisa séria?

A tendência atual dos estudos arqueológicos ou históricos não é atribuir rapidamente relação entre relatos, apenas com base em semelhanças orais ou redacionais.

Muitos tem criados paralelos ilusórios entre duas histórias, por exemplo se compararmos as vidas de Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler, veremos uma aparente semelhança.

1º) Tanto Napoleão como Hitler queriam dominar e unificar a Europa e por pouco conseguiram.

2º) Eles tiveram como principal inimigo a Inglaterra, que no caso de Napoleão, decretou o bloqueio continental e no caso de Hitler, erigiu a mão de ferro de Whistler Churchill. 

3º) Mais uma vez ambos, tiveram uma vida amorosa complicada, Napoleão com Josefin, mais velha que ele e o desprezava muito e Hitler com uma quase adolescente chamada Eva Braun, com quem se casou alguns minutos antes de se suicidarem. 

4º) Hitler construiu campos de concentração para inimigos, Napoleão também. Ambos tiveram o assunto dos judeus em sua agenda política, Napoleão queria libertá-los do gueto e Hitler queria mantê-los lá. 

5º) E finalmente ambos são derrotados pelo frio da Sibéria.

Quanta semelhança entre as duas histórias, agora imagina se alguém cria um documentário propondo que Hitler nunca existiu e que sua história seria um plágio da história de Napoleão? 

Engraçado não é? Pior ainda é quando os paralelismos são forçados como é o caso de Jesus com os mitos pagãos da antiguidade.

Podemos citar aqui muitos outros paralelismos sem nenhum fundamento, todos forçados, todos apenas sendo uma teorias da conspiração!

Não podemos negar todas as fontes históricas e todas as evidências que comprovam que Jesus existiu e viveu de forma como a Bíblia relata, e mais ainda, só podemos alcançar nossa salvação e nos aproximar de Deus através dele, o carpinteiro de Nazaré!


Nenhum comentário: