quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O lamento de Daniel




Em sua carta aos Romanos o apóstolo Paulo escreveu: Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. (Romanos 15:4). Também aos Coríntios disse: Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. (1 Coríntios 10:11)

Temos uma história no livro de Daniel que pode nos inspirar a seguir o exemplo a partir do momento em que pararmos para refletir. 

No livro de Daniel (Daniel 9:1-19) encontramos uma forte oração de Daniel após refletir sobre tudo o que havia acontecido e o cumprimento da Palavra de Deus. A nação de Israel foi completamente infiel a Deus e por isso foi humilhada ao ver sua cidade ser destruída pelos babilônios e o povo ser levado cativo para a Babilônia. O motivo de todo esse sofrimento? Rejeitaram a Palavra de Deus (2 Crônicas 34:14-21)! Rejeitaram a misericórdia Divina demonstrada através de seus profetas (Jeremias 36:1-32)!

No inicio do capitulo 9 do livro de Daniel, conta que Daniel estava lendo as Escrituras e viu o cumprimento da Palavra de Deus e se derramou em angustia aos pés de Deus, por ele e seu povo.

Nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis. (Daniel 9:5)

Não demos ouvido aos teus servos, os profetas que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o teu povo. (Daniel 9:6)

Todo o Israel transgrediu a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. Por isso as maldições e as pragas escritas na lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque pecamos contra ti. (Daniel 9:11)

Os nossos pecados e as iniquidades de nossos antepassados fizeram de Jerusalém e do teu povo objeto de zombaria para todos os que nos rodeiam. (Daniel 9:16)

Palavras fortes que mostram o quão longe aquele povo estava de Deus. Mas a misericórdia de Deus é infinita e trouxe seu povo de volta a sua terra como havia prometido. 

Nossa realidade hoje se parece um pouco com a de Israel, vemos o quanto a Palavra e a misericórdia de Deus através de seus profetas para que voltem ao caminho reto tem sido rejeitada. Impressionante como a falta de consulta a Palavra de Deus tem sido deixada de lado para se deleitarem nas fábulas de falsos líderes religiosos (falsos profetas). 
É triste ver o nome de Deus e seu povo ser objeto de zombaria para todos os que nos rodeiam, quem dará crédito ao evangelho puro e simples de Jesus Cristo? Um evangelho que ao longo dos anos tem sido contaminado com o fermento farisaico, um fermento de entretenimentos para atrair multidões.

E onde está a mensagem da cruz? Onde está a fidelidade as palavra de Jesus? 

Que esse exemplo nos sirva de lição, de conscientização e urgentemente a uma volta a Palavra de Deus.




Nenhum comentário: