quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sempre Um



Existem no mundo centenas de religiões diferentes, que creem em senhores, divindades e livros diferentes. Mas o que justifica a divergência entre a religião cristã? Ela não possui o mesmo Senhor e Deus, mesmo livro sagrado?
Como será que Deus ver isso?

Antes de tudo seria importante entender o significado da palavra "Religião". Diferente do entendimento popular de religião, o termo "Religião" vem da palavra latina "Religare" que tem o sentido de religação entre o homem e Deus.

Sabendo disso, vemos que no cristianismo a religação a Deus se dar através de Jesus Cristo, isso inclui obediência a sua Palavra (João 8:31-32; Lucas 6:46).

Será que todos que professam Jesus Cristo tem obedecido sua palavra? Será que todos estão realmente religados a Deus? Quantas igrejas Jesus tem?
Devemos refletir um pouco nos questionando sobre isso.

Um número impressionante de denominações tem crescido ao longo nos anos, em 2012 esse número era de cerca de 2.200.000 denominações no mundo. 

Como será que Deus se sente ao ver milhares de pessoas que professam o nome de seu Filho, e parecerem estranhos uns aos outros aos domingo, cada um deles seguindo para um local diferente? 

O que será que Deus sente quando ver uma "igreja" ao lado da outra numa mesma esquina e não se unem para adorá-lo? 

O que Deus sente quando ver uma falsa tentativa de unidade, o chamado ecumenismo? 

O que Deus sente quando ver essa guerra santa, onde homens lutam entre si para defender suas doutrinas e placas, e se esquecem da única doutrina, a sã doutrina, a Palavra de Deus?

Podemos ter uma ideia do que Deus pensa a respeito de tudo isso através da sua Palavra. Vejamos no evangelho de João, capitulo 17. Um pouco antes de sua crucificação Jesus fez uma bela oração em favor de seus discípulos daquela época e também dos que viriam a seguir, e muitas vezes ele citou a palavra "Unidade".

Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. (João 17:11)

Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:20-21)

Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. (João 17:23)

Além de suplicar pela unidade de seus discípulos, Jesus também fala que a união de sua igreja levará o mundo a crer em seu nome. Infelizmente não é isso que vemos hoje, a incredulidade e escárnio contra o caminho só aumenta.

O apóstolo Paulo informado que rastros de divisões estava surgindo na igreja de Corinto, escreveu: 

Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros  no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões  entre vocês. Com isso quero dizer que algum de vocês afirma: "Eu sou de Paulo", ou "Eu sou de Pedro"; ou ainda "Eu sou de Cristo".
Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? (1 Coríntios 1:10-13)

Muito atual esse texto! Porém desprezado por muitos. Uma vez avisados de que tudo isso era de se esperar, Paulo ainda escreveu a Timóteo alertando:

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão  fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. (1 Timóteo 4:1) 

O termo "fé" no contexto é sinônimo de Doutrina (ensino). Logo, nos últimos tempos a doutrina cristã original seria abandonada. Sim! a Palavra de Deus tem sido abandonada!

Devemos ter cautela quanto ao que seguimos e o que ouvimos. Com essa quantidade de direções que tentam religar a Deus, podemos ser facilmente levados ao engano e a rejeição da Palavra de Deus. Porém a Bíblia nos dar a direção correta:

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. (Efésios 4:3-6)

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. (Romanos 16:17)

Todos nós temos escolhas, e sabemos que as melhores escolhas são aquelas que estão em sincronia com a vontade de Deus. 

A melhor direção é aquela que nos religa a Deus de verdade, Jesus Cristo! Jesus vem buscar sua "noiva"(Igreja), e uma coisa é certa ele tem apenas uma noiva! 

Jesus ensinou em uma de suas parábola que a semente simbolizava sua Palavra que seria semeada em diferentes terrenos (Mateus 13:1-23), sabemos que toda semente produz segundo a sua espécie como foi no Gênesis.
O que aconteceria se uma planta não reproduzisse segundo sua espécie? (Mateus 15:13)

Voltemos a Bíblia!!!




Nenhum comentário: